Detalhar som

Classificação Científica

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Passeriformes
Subordem: Tyranni
Infraordem: Furnariides
 Sibley, Ahlquist & Monroe, 1988
Parvordem: Thamnophilida
Família: Thamnophilidae
 Swainson, 1824
Subfamília: Thamnophilinae
 Swainson, 1824
Espécie: F. rufa

Nome Científico

Formicivora rufa
(Wied, 1831)

Nome em Inglês

Rusty-backed Antwren


Estado de Conservação

(IUCN 3.1)
Pouco Preocupante

Fotos Sons

Papa-formiga-vermelho

O papa-formiga-vermelho é uma ave passeriforme da família Thamnophilidae.

Nome Científico

Seu nome científico significa:do (latim) formica = formiga; e -vorus, vorare = que devora, que come, devorar; e do (latim) rufus = avermelhado, castanho, marrom, vermelho. ⇒ Papa formiga vermelho.

Características

A silhueta longilínea pode ser percebida a qualquer momento, ressaltada pelo comprimento da cauda. A fêmea e as aves juvenis possuem a parte ventral muito riscada de negro, em contraste com o branco acinzentado dessa região. No macho, essa área é toda negra. Sobrancelha larga e branca, estendendo-se pelo lado do pescoço. Dorso marrom avermelhado, mais acinzentado na cabeça. O pintalgado branco das asas e a ponta branca da cauda ajudam na identificação dessa ave.

Tem cerca de 13 centímetros, cauda comprida e plumagem fofa. Apresenta as seguintes manifestações sonoras: chamada: “tak-it”. Advertência: “it”, “gíä”, “gíá”, “rrrü”, “trra-trra-trr”; canto: “rrrü”, “düdüdü…”.

Subespécies

Possui três subespécies:

Alimentação

Muito ativo, movimenta-se na parte interna dos arbustos com facilidade, caçando invertebrados, como insetos e outros artrópodes (aranhas, opiliões, diplópodes, escorpiões).

Reprodução

Os ninhos (em formato de cesta feito com fibras, hastes e musgos) ficam nas forquilhas horizontais dos arbustos, escondidos pela folhagem. A qualquer sinal de perigo, emite seu chamado mais característico, um matraquear baixo, de notas rápidas e longa duração. Macho e fêmea respondem-se mutuamente, cada vez com chamados mais longos. Nessas ocasiões, se há a reprodução de seu chamado, aparecem muito próximos da fonte emissora, mantendo-se meio escondidos pela vegetação.

Hábitos

Vive em arbustos não fechados, campo sujo, cerrado strictu sensu, cerradão e na caatinga. Seu nervosismo pode ser percebido pela movimentação da cauda e do píleo.

Não entra nas áreas de vegetação mais alta, ficando em suas bordas. Está sempre em casais ou em pequenos grupos, provavelmente pais e filhotes da estação anterior.

Seus voos entre arbustos são rápidos e diretos, mergulhando na folhagem logo que pousam.

Distribuição Geográfica

Pode ser encontrado em regiões campestres extra-amazônicas, do Nordeste e Brasil central até o Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo. Ocorre, também, no Paraguai, Bolívia e Suriname.

Referências

Galeria de Fotos